sábado, 25 de junho de 2011

Fórum Nordeste de Segurança Pública Municipal

Guardas Municipais de 29 municípios de 8 estados diferentes marcaram presença no Fórum Nordeste de Segurança Pública Municipal, realizado nas cidades de Juazeiro e Petrolina entre os dias 16 e 17 de junho.

Sérgio França, presidente do IPECS elogiou a organização local, destacando o apoio das duas prefeituras através dos seus secretários e comandantes. “É importante que em projetos como este, governo e associações trabalhem juntas para superar desafios”. Estiveram presentes no evento as cidades de Pojuca, Mata de São João, Lauro de Freitas, Jequié, Catu, Cruz das Almas, Uará, Tucano, Jacobina, Serrolândia, Pindobaçú, Feira de Santana, Nazaré das Farinhas, Maragogipe, Vitória da Conquista, Salvador e Santa Barbara do estado da Bahia, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Goiana e Camaragibe de Pernambuco, Natal/RN, Poço Branco/RN, Maceió/AL, Paulista / PI, São Luiz/MA, Rio de Janeiro/RJ, Santos e Sorocaba de SP.

Realizado no período de 16 á 17 do corrente mês nas cidades de Petrolina/PE e Juazeiro /BA com objetivos que visam desmistificar temas recorrentes a cerca das guardas municipais, e buscar seu fortalecimento através dos debates realizados através do fórum.

Diante das palestras, falas e conversas, tema recorrente quer seja advindas dos gestores quer seja dos próprios GMs, que inclusive serviu para uma mudança no tema de abertura das palestras, que por sinal, muito oportuna, onde o Dr. Osmar Ventris (Grande estudioso e conhecedor sobre o tema Guarda Municipal), onde o mesmo, para ilustrar sua palestra questionou aos presentes (em sua maioria Guardas Municipais), sobre o que é, e o que fazem os Guardas municipais? Visando assim criar nos presentes uma consciência quanto a identidades das instituições e seus profissionais.

Fórum Nordeste de Segurança Pública Municipal visa os seguintes objetivos:

  • Discutir os instrumentos de mobilização da comunidade para a sua segurança;
  • Esclarecer a sociedade civil como surgiram e do que vem a ser Guarda Municipal;
  • Difundir entre os organismos representativos da sociedade os principais conceitos que norteiam a eficácia dos serviços de uma Guarda Municipal e sua relação com o aparelho policial em vigor apresentando alternativas para Policiamento Comunitário;
  • Discutir suas formas de atuação e as vantagens da municipalidade em criá-las;
  • Apresentar soluções para evolução de suas atividades e harmonia nas relações com as demais instituições de segurança pública através de projetos de lei e medidas governamentais;
  • Levantar as alternativas de planejamento e execução da segurança municipal.

Participar deste evento foi mais uma grande oportunidade de perceber os equívocos, erros e descasos das administrações municipais quanto as Guardas Municipais e sua participação em quanto órgão de segurança pública municipal no Sistema de Segurança Pública do país.

E bem verdade que diante do novo paradigma da segurança pública municipal a perspectiva da municipalização da segurança pública tem preocupado principalmente os pequenos municípios já, que esses não dispõem de recursos financeiros próprios capas de absorver mais essa responsabilidade, no entanto a grande maioria dos gestores busca se esquivar de suas responsabilidades constitucionais se embasando em argumentos que deixa claro a incoerência e incapacidade político administrativas desses administradores.

Pois diante de todas as transformações vivenciadas no campo da segurança pública o governo federal tem através da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP/MJ gerando grandes oportunidades para os municípios que desejam implantar seus Planos Municipais ou suas ações de segurança através de suas Guardas Municipais/Conselho Municipais de Segurança, a política do ministério da justiça desde sua criação tem sofrido varias criticas quanto seus critérios, mesmo assim vários municípios brasileiros vêm provando que mesmo diante das adversidades e possível.

Varias autoridades com conhecimento e “nohall” na área da segurança pública tem insistentemente divulgado essa possibilidade, em ter essas pessoas tive o imenso prazer e gratidão de conhecer um pouco sobre duas delas:

P6160394

Dr. Osmar Ventris

Advogado Criminalista e Administrativista Formado pela Universidade de São Paulo (Largo São Francisco).

P6170474

Sergio Ricardo de França Coelho

Ex-presidente da União Nacional dos Guardas Municipais – UNGCM

Secretario Geral do Conselho Nacional das Guardas Municipais

Outras Imagens do Evento:

Petrolina/PE

P6160381P6160382

P6160402P6160408

Juazeiro/BA

P6170450P6170446P6170462

P6170462P6170473P6170459

Um momento muito proveitoso e profícuo que gostaríamos de poder passar para os demais companheiros que não poderão participar de tão grandioso evento, com a capacidade de transformar consciências e fortalecer o espírito guerreiro, preparando cada individuo para o dia a dia e para a prestação qualificada de um bom serviço a população.

Neste momento gostaria de agradecer pelo espírito cívico e o apoio em tornar possível representar meu município e minha amada Guarda Municipal de Poço Branco levantando nossa bandeira, dessa forma dando visibilidade a nossas deficiências e qualidade buscando dessa forma contribuir para o melhoramento de uma política nacional e local para nossa instituição.

Agradecimentos à:

Prefeitura Municipal de Poço Branco (prefeito Mauricio Menezes);

Vereador: Percivaldo Jr;

Vereador: Edinho.

Nenhum comentário: