sexta-feira, 12 de setembro de 2014

GMN expõe equipamentos no Dia Estadual da Educação Cidadã

 

Momento reuniu estudantes de 20 escolas públicas da capital

A Guarda Municipal do Natal (GMN) participou ontem (10) das comemorações do Dia Estadual da Educação Cidadã. A celebração aconteceu na Praça Cívica, onde foram armados estandes representativos das várias instituições envolvidas no evento.

Alunos de 20 escolas públicas estaduais e municipais conheceram os equipamentos de uso cotidiano da GMN, como coletes balísticos, pistola de descarga imobilizadora, espargedores de gás pimenta, tonfas e algemas. Também foram apresentados os veículos utilizados pelos guardas municipais no patrulhamento cotidiano, a exemplo da pick-up L200, Ford Fiesta e motocicleta. Outro ponto atrativo foi o ônibus de videomonitoramento da corporação, composto por câmaras e central de controle.

Estudantes conheceram equipamento e viaturas utilizadas pela GMN

Segundo o subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, o momento foi importante para a instituição que pôde interagir diretamente com os jovens, informando sobre a missão social da Guarda junto à sociedade. “Segurança se faz com integração do operador e a população, e é isso que estamos fazendo aqui, fortalecendo o vínculo GMN e cidadão”, disse.

As instituições participantes do evento foram as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), RN Vida, Proerd, Núcleo da Paz, Bope, Ronda Escolar, Escoteiros do RN, LBV, Cruz Vermelha, Detran, ASAPD, Pronatec, Unimed, Faculdade Estácio, entre outros.

GMN participa do desfile comemorativo aos 192 da Independência do Brasil

Secretário Chefe do Gabinete do Prefeito, Kleber Fernandes, o titular da Semdes, Paulo César Ferreira,o  prefeito Carlos Eduardo, o comandante da GMN, João Gilderlan, e a AGT Carla Cristiane.

O prefeito Carlos Eduardo, o titular da Semdes, Paulo Cásar Ferreira, e o comandante da GMN, João Gilderlan, participaram da solenidade no palanque das autoridades civis e militares

A Guarda Municipal do Natal (GMN) participou neste domingo (07) do desfile cívico-militar em comemoração aos 192 anos de independência do Brasil. O momento reuniu representantes das forças armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, escolas públicas, além de grupamentos motorizados das diversas forças.

Pelotão da GMN que conduziu as bandeiras

A GMN se apresentou com cerca de 120 agentes divididos nos grupamentos de Ação Patrimonial (Gapa), Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ação Ambiental (Gaam), além do pelotão Feminino. Também participou do momento cívico as crianças do projeto Agente Mirim Ambiental (Amana), que é coordenado e operacionalizado por guardas municipais do Grupamento Ambiental da corporação.

Cerca de 120 guardas municipais participaram da solenidade

No palanque principal, montado na praça Dr. Pedro Velho (Praça Cívica), as autoridades civis e militares acompanharam a passagem das representações públicas. Entre elas estavam presentes o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Paulo César Ferreira, e o comandante da GMN, João Gilderlan Alves de Souza. A governadora Rosalba Ciarlini não compareceu ao evento e foi representada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato.

Representação feminina da GMN

O Comandante João Gilderlan parabenizou a participação da instituição pelo zelo e dignidade expressada durante todo o trajeto. “Parabenizo cada guarda pela atuação digna, que fortalece a missão da Guarda Municipal em nossa cidade”, exaltou. Ele ainda destacou a responsabilidade social da corporação que vem mantendo em funcionamento os projetos Amana e Semente Cidadã, que atendem crianças e jovens em situação de risco social com atividades esportivas e culturais.

Passagem no palanque da autoridades

O subcomandante de Instrução e Material da GMN, Ariberto Araújo, coordenou todo o desenvolvimento da tropa durante o desfile. Ele realizou o trajeto acompanhando os grupamentos e orientando a equipe de apoio. “Mais um vez conseguimos apresentar com dignidade a GMN para a sociedade natalense, que sabe que sempre pode contar com a nossa Guarda”, assegurou.

Criança do projeto Agente Mirim Ambiental participaram do desfile

Durante a passagem da corporação no palanque das autoridades, a agente da GMN Graça Soares, apresentou ao público o histórico completo da instituição, nominando os vários grupamentos e áreas de atuação, como também a missão institucional desenvolvida pela GMN nesses 23 anos de desempenho voltada para a área de segurança pública no âmbito do município do Natal.

Subcomandante de Instrução, Ariberto Araújo, coordenou a tropa da GMN

“A Guarda Municipal do Natal tem uma atuação assídua em diversas áreas do município. Buscando interagir em prol da formação de uma sociedade mais segura e igualitária, aonde o cidadão venha encontrar respeito, cidadania e paz social”, declarou na leitura.

Fração do Grupamento de Ação Ambiental da GMN

Todo o trajeto da GMN foi acompanhado pela banda de música do Colégio e Curso Eficácia composta por jovens e sob a regência do maestro Wellington da Silva. A iniciativa buscou mostrar a integração cidadã da Guarda Municipal e a sociedade a que serve. Neste ano, a Marinha do Brasil foi a responsável pela organização do Desfile. A estimativa divulgada no tocante ao público presente no evento foi de 15 mil pessoas.

Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Postado por Guarda Municipal do Natal

Nenhum comentário: